quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

ABORDAGENS TEÓRICAS DA APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES

professor aluno

ABORDAGEM TEÓRICA
POSSIBILIDADES
LIMITAÇÕES
BEHAVIORISMO
O professor observando o aluno, em sala de aula, pode, por meio de estímulos, alterar seu comportamento e seu aprendizado.
O aluno muda seu comportamento e estuda apenas porque pode ser punido ou recompensado.
GESTALT
O professor auxilia o aluno no entendimento do conteúdo a partir de sua percepção e para que desta forma o aluno direcione a o aprendizado.
O aluno limita sua capacidade de aprendizagem.
PSICANÁLISE
O professor mantém vínculos afetivos com os alunos de forma a provocar o interesse pelas aulas, aumentando a capacidade de aprendizagem dos alunos.
O aluno pode limitar sua capacidade de aprendizado quando formar um vínculo de distanciamento com o professor.
HUMANISMO
O professor cria um ambiente favorável ao aprendizado, sendo verdadeiro e aceitando o aluno como ele é.  A liberdade estabelece um aprendizado criativo e original que provoca a busca do conhecimento.
O aluno fica dependente da atitude do professor, porque este não possui uma estratégia de ensino determinada para conduzir o processo de aprendizado.



REFERÊNCIA:
 
Campos, Juliane Aparecida de Paula Perez Psicologia da educação / 
Juliane Aparecida de Paula Perez Campos ... [et al.]. 
– Batatais,SP : Claretiano, 2013.

Quadro elaborado para trabalho da Faculdade Claretiano na disciplina
Psicologia na Educação, no curso de Licenciatura em Artes Visuais.

Claudia Maximo

domingo, 25 de novembro de 2018

Multiculturalismo na Educação


“MULTICULTURALISMO, INTERCULTURALISMO E EDUCAÇÃO ESCOLAR”


O Multiculturalismo na Educação

Crédito : Papel de Parede do Multiculturalismo Explosão de Clip-art - explosão de cores


As diferenças culturais devem ser trabalhadas nas escolas, abordando nas aulas a diversidade cultural e apresentando aos alunos as diferentes religiões, festas folclóricas, culinária, vestuário e demais formas de manifestações culturais.

Abordando a diversidade e promovendo, entre os alunos, o respeito às diferenças culturais, será possível mostrar que nenhuma cultura é melhor que a outra e cada uma possui suas particularidades.

É importante também ressaltar que as desigualdades e a exclusão social, no tema pluralidade, estão relacionadas à política e à exploração socioeconômica.

A escola é um ambiente favorável para se discutir o tema “Multiculturalismo”, uma vez que os alunos podem apontar sua cultura familiar e a escola poderá estudar as relações culturais daquele espaço, trazendo inclusive a família para dentro da escola.  A descoberta de diferenças culturais, servem para reforçar o respeito mútuo.

Não é uma tarefa das mais fáceis, trabalhar as diferenças culturais, uma vez que existe na sociedade discriminação e intolerância, mas cabe, a cada um de nós, educadores, enquanto agentes multiplicadores de opinião, promover o respeito em nosso grupo de atuação.



Este texto foi elaborado em 2017 e faz  parte de um trabalho da Faculdade Claretiano na disciplina Atualidades em Educação e Diversidade, do Curso de Artes Visuais.

Quando escrevi este texto não tive a intensão de criar polêmica, é apenas minha opinião a respeito do tema estudado na referida disciplina.

Claudia Maximo


terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Novidades de 2018

Olá pessoal, tudo bem ?

Neste início de 2018 fiz umas alterações em minha marca e no blog, aproveitando para incluir novos assuntos. Agora além dos passo a passo de projetos em scrapbooking e peças de artesanato em papel, vou escrever a respeito de artes visuais e História da Arte, registrando um pouco das minhas impressões como estudante do último ano da graduação em Artes Visuais.

Olha aí a marca nova !