quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

ABORDAGENS TEÓRICAS DA APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES

professor aluno

ABORDAGEM TEÓRICA
POSSIBILIDADES
LIMITAÇÕES
BEHAVIORISMO
O professor observando o aluno, em sala de aula, pode, por meio de estímulos, alterar seu comportamento e seu aprendizado.
O aluno muda seu comportamento e estuda apenas porque pode ser punido ou recompensado.
GESTALT
O professor auxilia o aluno no entendimento do conteúdo a partir de sua percepção e para que desta forma o aluno direcione a o aprendizado.
O aluno limita sua capacidade de aprendizagem.
PSICANÁLISE
O professor mantém vínculos afetivos com os alunos de forma a provocar o interesse pelas aulas, aumentando a capacidade de aprendizagem dos alunos.
O aluno pode limitar sua capacidade de aprendizado quando formar um vínculo de distanciamento com o professor.
HUMANISMO
O professor cria um ambiente favorável ao aprendizado, sendo verdadeiro e aceitando o aluno como ele é.  A liberdade estabelece um aprendizado criativo e original que provoca a busca do conhecimento.
O aluno fica dependente da atitude do professor, porque este não possui uma estratégia de ensino determinada para conduzir o processo de aprendizado.



REFERÊNCIA:
 
Campos, Juliane Aparecida de Paula Perez Psicologia da educação / 
Juliane Aparecida de Paula Perez Campos ... [et al.]. 
– Batatais,SP : Claretiano, 2013.

Quadro elaborado para trabalho da Faculdade Claretiano na disciplina
Psicologia na Educação, no curso de Licenciatura em Artes Visuais.

Claudia Maximo

Nenhum comentário:

Postar um comentário