ABORDAGEM
TEÓRICA
|
POSSIBILIDADES
|
LIMITAÇÕES
|
BEHAVIORISMO
|
O
professor observando o aluno, em sala de aula, pode, por meio de estímulos,
alterar seu comportamento e seu aprendizado.
|
O
aluno muda seu comportamento e estuda apenas porque pode ser punido ou
recompensado.
|
GESTALT
|
O
professor auxilia o aluno no entendimento do conteúdo a partir de sua
percepção e para que desta forma o aluno direcione a o aprendizado.
|
O
aluno limita sua capacidade de aprendizagem.
|
PSICANÁLISE
|
O
professor mantém vínculos afetivos com os alunos de forma a provocar o
interesse pelas aulas, aumentando a capacidade de aprendizagem dos alunos.
|
O
aluno pode limitar sua capacidade de aprendizado quando formar um vínculo de
distanciamento com o professor.
|
HUMANISMO
|
O
professor cria um ambiente favorável ao aprendizado, sendo verdadeiro e aceitando
o aluno como ele é. A liberdade
estabelece um aprendizado criativo e original que provoca a busca do
conhecimento.
|
O
aluno fica dependente da atitude do professor, porque este não possui uma
estratégia de ensino determinada para conduzir o processo de aprendizado.
|
REFERÊNCIA:
Campos, Juliane Aparecida de Paula Perez Psicologia da educação /
Juliane Aparecida de Paula Perez Campos ... [et al.].
– Batatais,SP : Claretiano, 2013.
Quadro elaborado para trabalho da Faculdade Claretiano na disciplina
Psicologia na Educação, no curso de Licenciatura em Artes Visuais.
Claudia Maximo
Nenhum comentário:
Postar um comentário