quinta-feira, 21 de abril de 2016

Cartão Sanfonado - Dia das Mães

Olá pessoal !

Dia 08 de maio é o "Dia das Mães", então que tal fazermos um lindo cartão para acompanhar o presente dela ? E se não der pra comprar o presente, o cartão serve como uma linda lembrança.

O Dia das Mães é um dia muito especial, porque a mãe é nosso porto seguro. Estamos,eternamente, ligados à ela. E nada melhor do que comemorar com a mamãe, um dia que é todinho dela. 

Bora fazer o cartão sanfonado ? Olha que lindooooo ! O meu já tem destino certo. É da D. Rosa.




Primeiro vamos separar o material:

- papel A 4 vergê plus madrepérola 120g
- papel de scrapbooking liso
- papel de scrapbooking estampado
- fita de cetim
- cordão de algodão cru
- lantejoula
- carimbeira dourada
- furador coração
- furador elipse 
- furador círculo
- furador escalope círculo
- furador multi tags clássico
- estêncil 14 x 14 da Opa modelo Micro Borboletas (OPA1137)
- caneta Posca Gold
- régua de metal
- cola para scrap
- fita dupla face espumada
- tesoura 
- estilete
- dobradeira
- base de corte 

E com todo material em mãos, vamos ao passo a passo (PAP):


Parte interna - Cortar um retângulo com 10 cm x 30 cm e cortar as pontas superiores na diagonal num corte 5 cm x 6 cm.


Parte externa e tags -  Cortar dois retângulos com 10 cm x 11 cm que servirão para as capas e duas tags com 5 cm x 11 cm cortando as pontas superiores em diagonal num corte 2 cm x 2 cm para fazer as tags.


Iniciar a montagem pelas tags, cortando mais duas tags no papel estampado e usando o furador elipse cortar uma das tags, para dar ideia de moldura.


Colocar, sobre uma das tags, um retângulo de 4 cm x 9 cm e pintar umas borboletas nas duas tags usando estêncil e carimbeira dourada.


Usar o furador círculo e cordão de algodão cru para finalizar as tags e não esquecer de passar a carimbeira dourada em toda a tag para dar acabamento nas peças.


Vamos então montar a parte interna. O primeiro passo é marcar as dobras, no sentido vertical, usando o boleador e dividindo o retângulo em quatro partes. Depois cortar quatro partes menores em papel de scrap estampado e colar sobre o retângulo maior.


Colocar apliques em cada uma das partes. Na primeira e na ultima, como vamos colocar as tags que fizemos anteriormente, eu colei quatro corações em cores lisas, em forma de flor e usei uma lantejoula para o miolo. Na segunda parte eu fiz uma moldura usando cantoneiras adesivas para fotos e no terceiro fiz uma moldura com o furador elipse com detalhes de escalope círculo imitando flor com miolo de lantejoula.


Agora vamos montar todo o cartão, iniciando pelas parte das capas, passando a carimbeira dourada em toda a volta pra fazer o acabamento. E colar 70 cm de fita de 1 cm de largura, bem no meio do retângulo, deixando um espaço de 1 cm entre os cartões. Observar que uma das partes do retângulo tem 11 cm, assim colando a fita cada uma das partes ficará com 5 cm. O meio da fita coincide com o meio do cartão para que depois de fechado tenhamos duas partes iguais de fita, em uma das laterais.


Cortar dois quadrados com 10 cm de lado, fazer acabamento com a carimbeira dourada e colar sobre a fita em cada uma das capas.


Para finalizar colar uma lantejoula em cada canto, pintar duas borboletas na capa usando estêncil e a carimbeira dourada. No centro das capas prender com fita dupla face espumada, uma elipse com tag escrito "Mãe" na parte da frente e apenas uma tag na parte de trás. Estas duas tags foram recortadas usando o furador multi tags clássico da Toke e Crie. A palavra "Mãe" foi escrita usando a caneta Posca Gold.


Tendo as partes externa e interna prontas, colar as pontas nos cartões da capa, de modo que a parte central se dobre para frente. E que possamos colocar em cada bolsa, uma das tags prontas.


O resultado após colado é este de um lado.


E do outro.



E assim visto de frente, e já com as duas tags colocadas nos bolsos.



No final fechar o cartão para o lado direito, dando um laço na fita que sobrou.

Achei que ficou muito lindo, mas eu sou suspeita pra falar porque eu amo fazer scrapbooking e o resultado de qualquer projeto que eu faço sempre me agrada.

Cabe lembrar que antes de realizar qualquer projeto, pego meu caderno de rascunho (sketchbook) e faço as anotações das medidas que serão usadas, aplicações possíveis e combinações de cores. Tudo isso evita o desperdício de material e eventuais erros. Não que eu nunca tenha errado, mas aprendi com meus erros. Quando tenho dúvida a respeito de um projeto, recorto num papel sulfite antes, e faço um molde. Também uso os retalhos de papel para encontra a combinação de cores mais adequada ao projeto.

Gente querida, fiquem com Deus.

Beijos !

Claudinha.





Nenhum comentário:

Postar um comentário