quinta-feira, 21 de abril de 2016

Cartão Sanfonado - Dia das Mães

Olá pessoal !

Dia 08 de maio é o "Dia das Mães", então que tal fazermos um lindo cartão para acompanhar o presente dela ? E se não der pra comprar o presente, o cartão serve como uma linda lembrança.

O Dia das Mães é um dia muito especial, porque a mãe é nosso porto seguro. Estamos,eternamente, ligados à ela. E nada melhor do que comemorar com a mamãe, um dia que é todinho dela. 

Bora fazer o cartão sanfonado ? Olha que lindooooo ! O meu já tem destino certo. É da D. Rosa.




Primeiro vamos separar o material:

- papel A 4 vergê plus madrepérola 120g
- papel de scrapbooking liso
- papel de scrapbooking estampado
- fita de cetim
- cordão de algodão cru
- lantejoula
- carimbeira dourada
- furador coração
- furador elipse 
- furador círculo
- furador escalope círculo
- furador multi tags clássico
- estêncil 14 x 14 da Opa modelo Micro Borboletas (OPA1137)
- caneta Posca Gold
- régua de metal
- cola para scrap
- fita dupla face espumada
- tesoura 
- estilete
- dobradeira
- base de corte 

E com todo material em mãos, vamos ao passo a passo (PAP):


Parte interna - Cortar um retângulo com 10 cm x 30 cm e cortar as pontas superiores na diagonal num corte 5 cm x 6 cm.


Parte externa e tags -  Cortar dois retângulos com 10 cm x 11 cm que servirão para as capas e duas tags com 5 cm x 11 cm cortando as pontas superiores em diagonal num corte 2 cm x 2 cm para fazer as tags.


Iniciar a montagem pelas tags, cortando mais duas tags no papel estampado e usando o furador elipse cortar uma das tags, para dar ideia de moldura.


Colocar, sobre uma das tags, um retângulo de 4 cm x 9 cm e pintar umas borboletas nas duas tags usando estêncil e carimbeira dourada.


Usar o furador círculo e cordão de algodão cru para finalizar as tags e não esquecer de passar a carimbeira dourada em toda a tag para dar acabamento nas peças.


Vamos então montar a parte interna. O primeiro passo é marcar as dobras, no sentido vertical, usando o boleador e dividindo o retângulo em quatro partes. Depois cortar quatro partes menores em papel de scrap estampado e colar sobre o retângulo maior.


Colocar apliques em cada uma das partes. Na primeira e na ultima, como vamos colocar as tags que fizemos anteriormente, eu colei quatro corações em cores lisas, em forma de flor e usei uma lantejoula para o miolo. Na segunda parte eu fiz uma moldura usando cantoneiras adesivas para fotos e no terceiro fiz uma moldura com o furador elipse com detalhes de escalope círculo imitando flor com miolo de lantejoula.


Agora vamos montar todo o cartão, iniciando pelas parte das capas, passando a carimbeira dourada em toda a volta pra fazer o acabamento. E colar 70 cm de fita de 1 cm de largura, bem no meio do retângulo, deixando um espaço de 1 cm entre os cartões. Observar que uma das partes do retângulo tem 11 cm, assim colando a fita cada uma das partes ficará com 5 cm. O meio da fita coincide com o meio do cartão para que depois de fechado tenhamos duas partes iguais de fita, em uma das laterais.


Cortar dois quadrados com 10 cm de lado, fazer acabamento com a carimbeira dourada e colar sobre a fita em cada uma das capas.


Para finalizar colar uma lantejoula em cada canto, pintar duas borboletas na capa usando estêncil e a carimbeira dourada. No centro das capas prender com fita dupla face espumada, uma elipse com tag escrito "Mãe" na parte da frente e apenas uma tag na parte de trás. Estas duas tags foram recortadas usando o furador multi tags clássico da Toke e Crie. A palavra "Mãe" foi escrita usando a caneta Posca Gold.


Tendo as partes externa e interna prontas, colar as pontas nos cartões da capa, de modo que a parte central se dobre para frente. E que possamos colocar em cada bolsa, uma das tags prontas.


O resultado após colado é este de um lado.


E do outro.



E assim visto de frente, e já com as duas tags colocadas nos bolsos.



No final fechar o cartão para o lado direito, dando um laço na fita que sobrou.

Achei que ficou muito lindo, mas eu sou suspeita pra falar porque eu amo fazer scrapbooking e o resultado de qualquer projeto que eu faço sempre me agrada.

Cabe lembrar que antes de realizar qualquer projeto, pego meu caderno de rascunho (sketchbook) e faço as anotações das medidas que serão usadas, aplicações possíveis e combinações de cores. Tudo isso evita o desperdício de material e eventuais erros. Não que eu nunca tenha errado, mas aprendi com meus erros. Quando tenho dúvida a respeito de um projeto, recorto num papel sulfite antes, e faço um molde. Também uso os retalhos de papel para encontra a combinação de cores mais adequada ao projeto.

Gente querida, fiquem com Deus.

Beijos !

Claudinha.





domingo, 10 de abril de 2016

Cartão Surpresa - Card in a Box

Olá pessoal ! 

Eu adoro fazer cartões e bloquinhos. Por isso estou sempre pesquisando na internet modelos diferentes que possam ser elaborados com ferramentas básicas do scrapbooking.

Eu tenho como proposta fazer artes manuais, então utilizo somente furadores mecânicos e tesouras.

Eu sei que o uso do recorte eletrônico possibilita infinitos resultados para o uso no scrapbooking, porém é legal lembrar a todas as pessoas que elas podem fazer scrapbooking apenas com material básico, pra mudar a ideia que o scrap é um hobby caro e que para torná-lo fonte de renda o investimento é alto.

Hoje eu não vou falar do tema, mas em breve prometo contar minha trajetória, meu investimento, a participação nas feiras de artesanato, como calculo o preço dos produtos e como eu aplico o valor obtido com as vendas. 

Eu quero mostrar que se você gosta de fazer scrapbooking, que é uma delícia e uma ótima terapia, você pode transformar a atividade em fonte de renda.

Em minhas pesquisas eu resgato modelos já elaborados e faço adaptações para utilizar os materiais que tenho.

Hoje eu trouxe um cartão conhecido como card in a box.  É uma caixinha decorada que se fecha como um cartão e pode ser colocado dentro de um envelope formato 16,5 cm x 11,5.

Eu o chamei de cartão surpresa, porque ele se abre em uma linda caixinha que pode ser decorada nos mais diversos temas. A internet mostra inúmeros formatos que você pode também usar como inspiração para fazer sua própria versão.

Eu fiz um cartão surpresa com flores, utilizando as flores do próprio papel que foram recortadas com a tesoura. 

Olha que lindoooooooo !




Vamos aprender a fazer ?

Primeiro separe o material que vamos precisar:

- papel de scrapbooking liso (caixa)
- papel de scrapbooking liso ( retângulos internos)
- papel de scrapbooking estampado (retângulos externos)
- envelope 16,5 x 11,5 cm 
- base de corte, tesoura, estilete, régua, fita dupla face espumada, carimbeira prata e cola para scrap

E vamos ao passo a passo (PAP):


Cortar um retângulo medindo 21 cm x 14 cm. Dividir, usando o boleador, a largura de 21 cm em quatro partes de 5 cm e uma parte de 1 cm. A altura de 14 cm será dividia em duas partes de 7 cm.
Depois de marcado com o boleador. Cortar, usando o estilete, a parte de cima, nas marcações já feitas. A última parte de 1 cm cortar na parte de baixo também, para destacar.


Depois de marcado e cortado, vamos marcar as dobras e reservar.
Também vamos precisar de dois retângulos pequenos medindo 7 cm x 1 cm. As pontas destes retângulos menores deverão ser marcadas com o boleador e dobrados em 1 cm em cada extremidade.


Para decorar a caixa na parte externa vamos precisar de seis retângulos em papel estampado, medindo 4 cm x 6 cm e um retângulo em papel liso, medindo 4 cm x 13 cm.  Para a parte interna da caixa, vamos utilizar quatro retângulos em papel liso, medindo 4 cm x 6 cm.


E vamos cortar os apliques para decorar a caixa. No caso eu recortei as flores do próprio papel que utilizei para decorar. Use sua criatividade de acordo com a finalidade do cartão.


Aqui eu colei primeiro o retângulo maior, liso e depois os menores, estampados, deixando a aba de 1 cm pro lado esquerdo. Esta é a parte externa da caixa


Virando o modelo da caixa para o outro lado. Veja que agora a aba de 1 cm está pro lado direito. Vamos colar na parte superior, que está recortada, os retângulos em papel liso. Esta é a parte interna da caixa.

Agora vamos colar a aba de 1cm para começar a forma a caixa.


Depois de colada a aba, a caixa já tem um formato. A parte de baixo fica vazada.


Aí podemos colar as duas tiras menores que recortamos e dobramos as pontas. Cada ponta é dobrada para um lado (veja na foto). E colada de forma paralela, por dentro da caixa.



E já podemos decorar com os apliques recortados. Passei a carimbeira prata em volta dos recortes para dar um acabamento. Os apliques do fundo e da frente foram colados com a fita dupla face espumada e os apliques das tiras paralelas, foram colados com cola para scrapbooking.


O resultado final foi este.


Aqui o cartão pronto dentro do envelope.


O cartão pronto dobrado, após retirado do envelope.


E ele já aberto, visto de frente.


Esta parte lisa no verso é o espaço pra escrever uma mensagem para quem vai receber o cartão.


Aqui o cartão visto na lateral.


 Visto do alto, mostrando as tiras internas, onde foram colados os apliques.


E ele de frente, todo lindo.

Gente, achei que ficou muito fofinho. Eu adoraria ganhar um cartão deste. 

E você, o que achou ? Escreva nos cometários.

Boa semana a todos. 

Beijos !

Claudinha.